Política

O vice-prefeito Antônio Menezes fazendo a entrega de Certificados a Carlos
A foto acima nos mostra o vice-prefeito na época Antônio Menezes (o Bala) fazendo entrega do Título de Honra ao Mérito ao jovem Carlos Alberto pela sua atuação política junto ao PSDB em Laranjeiras.

Fui candidato a vereador no ano de 2000 pelo PSDB. Cujos santinhos utilizei três formatos: um doado por José Sobral, o outro doado pela coligação que apoiava Isidório candidato a prefeito e o outro, doado por Nazaré Carvalho - na época vereadora e presidente da Câmara Municipal de Aracaju.
Como sua vida começou na política. Estando no exército alguns colegas mim chamaram para ir a um comício político. O sentido ir para um comício político não se tratava de vê os políticos tão menos ouvir os discursos. A idéia era encontrar com garotas nesses eventos. Ao chagar em um desses eventos, em 1987-88, parei para analisar os políticos falando e mim deixei levar pela emoção de que as coisas que falavam era lindas e perfeitas já que se tratavam de ajudar pessoas. Daí por diante, em virtude de vários problemas que aconteciam nesses eventos envolvendo os militares, o Coronel comandante proibiu a participação de militares do exército. Mas eu mim senti incomodado com essa proibição e por diversas vezes ia sozinho sem ninguém perceber (a paisana – já que tinha o privilégio de sair assim). Ao sair do exército, 1989, a primeira coisa que fiz foi entrar em um partido político, neste caso o PSDB, por está sendo fundado no município. Cheguei a ser o Vice-presidente, (claro, que primeiro mim filiei) posteriormente, presidente. Participei de várias campanhas políticas e a primeira foi de deputado, lembro-me como se fosse hoje, apoiamos Laércio Miranda (radialista), estadual e Paulo Silva – deputado federal. Nosso partido era para apoiar Zé Sobral (PDS), mas o então presidente achou melhor os já citados. Termina essa eleição e os candidatos apoiados pelo PSDB não tiveram êxitos e o nosso presidente foi embora para o Rio de Janeiro de onde ele dizia que era. Então o partido ficou em minhas mãos e assim coordenei o PSDB por vários mandatos, ou seja, presidi até 2007 quando então sai e fui para o PMN. Mas antes a história do primeiro partido é que cresceu e muito com a entrada de Zé Sobral (muitos anos depois desse episódio) que era deputado passando ser prefeito do PSDB. Mesmo com a entrada do deputado eu continuei presidente – pro um acordo mantido pela regional do partido. Mas todos os demais membros da diretoria na época saíram porque não queriam participar do mesmo bloco. O PSDB teve maioria dos vereadores e governou por 4 anos o município de Laranjeiras.
foto quando candidato
Por questões políticas entre o governo do Estado e Zé Sobral, como prefeito, ele e toda sua família saem do PSDB e deixa o partido. Mas eu não sair, e continuei levantando a bandeira. No PSDB fui Diretor Secundarista da Juventude Nacional, onde viajávamos para diversos estados do país, fui Secretário da Juventude do PSDB de Sergipe e Presidente do PSDB de Laranjeiras.Também fui candidato a vereador onde sem experiência não obtive um bom resultado, mas entre as lideranças que se candidataram mim saí melhor – embora não sendo eleito!
Ao sair do PSDB fui para o PMN onde também presidi esse partido por mais de dois anos. Nele não tenho muita história, mas chegamos a fazer uma coligação para o majoritário com o PFL, PTdoB, PTC, PV, PSC entre outros. O nosso candidato perdeu a eleição para prefeito. Mas essa coligação conseguiu eleger dois vereadores.
Em 2009, volto para o PSDB numa visão melhor em busca do crescimento do partido bem como levantar também a minha bandeira procurando mim candidatar-se a uma vaga para as eleições de 2010. Embora pareça difícil alguém como eu se eleger porque não basta ter apenas a inteligência, tem que ter bastante dinheiro, e eu não tenho nada a não ser muitas dívidas! De qualquer forma esse foi meu projeto político no retorno ao PSDB. Buscar caminhos onde o partido venha marchar visando espaços no legislativo e no executivo. Fiquei fazendo parte da provisória do partido num acordo entre eu a presidente Regional, mas havia indícios de que o presidente não seria eu. De qualquer forma, o meu maior interesse não é esse e sim, organizar o partido para as eleições independente de ser ou não alguma coisa nele. O acordo foi um pedido por e-mail da nacional do partido, eu e o PSDB regional de Sergipe.
Para voltar ao PSDB procurei conversar com a presidenta regional a Dra Miriam Ribeiro onde nos reunimos em número de cinco vezes para tratar do assunto. Fui bem recebido na “volta ao ninho tucano”, como assim Miriam falou. Essa minha história política não mim consagrou a nada no cenário político, mas mim fez conhecer quem é quem na política. Também por causa de minha atuação junto ao PSDB cujo partido era visto com o partido dos tucanos, eu fiquei conhecido por Tucano. Em laranjeiras se você procurar por Carlos Alberto apenas, vai achar muitos deles, mais se procurar por Carlos Alberto Tucano ou simplesmente Tucano, logo lhe darão dicas de quem é a pessoas que está procurando. Gostei do nome e não acho ruim que mim chamem assim porque desde de 1990 que mim chamam “tucano”.
falacando em público
Meu interesse maior nisso tudo é lutar por dias melhores para toda sociedade, mas entendendo que as coisas na política não andam na base do humanismo, humildade, mas no jogo de quem é mais esperto. A população é que elege os políticos, no entanto, os políticos que estão no poder são sempre os mesmos porque têm muito dinheiro e gastam milhões para se elegerem. Após isso, o povo fica a mercê de uma política defasada buscando ajuda de “a” e de “b”, mas não conseguem nada, apenas o venha hoje, venha amanhã e nunca mais. Quem tem que saber conduzir a política é o povo. Estou na política há anos, e pessoas que nem de política entende chegam agora e se elegem só por causa do dinheiro, como disse um nobre vereador recentemente quando uma irmã sua queria fazer minha apresentação a ele: “há Carlos Alberto conheço há anos... antes de entrar na política ele já estava há século”, falando isso num tom irônico!. Se o povo bem soubesse quanto é importante eleger pessoas compromissadas com o social, com a educação e etc sem ter que pra fazer isso tenha que pedir dinheiro teríamos um país mais voltado para o humanismo e o social. Votar é um direito, mas eleger pessoas descompromissadas não! E quem é descompromissada? O político que oferece dinheiro ou coisa assim para conseguir o voto. O eleitor também é descompromissado com ele mesmo ao ajudar políticos assim! Em Laranjeiras vimos casos semelhantes a esses. Políticos que se elegem na base de dinheiro dando 20 a um, 50 a outro e depois de eleito, já era o povo! 20 ou 50 reais daria para passar quatro anos? Fazer reflexão sobre isso é um ato de inteligência! 
Sempre apoiei políticos: vereadores, prefeitos, e na maioria das vezes esses foram eleitos e, além de abandonarem o povo, também mim abandonaram. É assim a política, quem tem que aprender é o povo! O apresentador do programa de televisão Tolerância Zero - Bareta, é que diz: “o povo só presta é pra votar...”. Será que ele está errado em dizer isso? Com a palavra, sua opinião!